sintomas-da-dengue-3

Tocantins já registra mais de três mil casos suspeitos de dengue em 2017

O Tocantins já registrou mais de três mil casos suspeitos de dengue em 2017. A maior parte deles concentrados nas maiores cidades. Palmas já teve 2.238 denúncias e Araguaína, no norte do estado, 1.093 notificações. Os sintomas das três doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti são semelhantes e por isso os números podem ser ainda maiores.

A quantidade de casos confirmados da doença tem subido ao longo dos anos, entre 2014 e 2016 o volume subiu mais de 50% de pouco mais de 3,6 mil casos para 7,8 mil no ano passado. O maior número de casos costuma aparecer durante a época de chuvas, mas mesmo durante a estiagem é preciso tomar cuidado para não deixar água parada.

“Por este motivo que nós estamos neste momento com uma equipe fazendo um bloqueio, porque teve um caso de chikungunya no setor”, explicou a agente de endemias Ildemilia aparecida de Oliveira, que lidera uma equipe que faz a varredura em Araguaína.

“Quando as pessoas sentirem estes sintomas, têm que procurar a Unidade Básica de Saúde ou o médico. Para a gente estar avaliando, fazer o diagnóstico para poder diferenciar as três. Há diferenças no tratamento das três”, disse a médica Raphaela Ferreira.

Casos de dengue preocupam moradores em Araguaína  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Casos de dengue preocupam moradores em Araguaína  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Casos de dengue preocupam moradores em Araguaína (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Fonte: G1 TO

Share With:
Rate This Article
Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário