tam_

Tamanduá-bandeira é Entregue ao Naturatins Pelo Batalhão da Polícia Militar Ambiental em Gurupi-TO

Na tarde desta segunda-feira, 02, o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) de Gurupi, entregou ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), um filhote de tamanduá- bandeira. O animal foi encontrado no último sábado às margens da BR-153, a cerca de 10 quilômetros daquele município.

Segundo a veterinária e supervisora da fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco, a motorista ao avistar o animal próximo a rodovia, telefonou para um primo que é biólogo do Ibama em Goiás, que lhe repassou informações de como proceder, já que o filhote foi encontrado desidratado, com fome e com frio.  “Foi quando o biólogo explicou à senhora, que oferecesse alimento adequado ao animal, e o mantivesse aquecido”, relatou.

“Quando a senhora que é moradora de Goiânia ligou para esse parente, o biólogo prontamente lhe repassou as informações, a orientando sobre os primeiros cuidados com o tamanduá-bandeira, que é um animal ameaçado de extinção”, afirmou. A veterinária acionou o órgão ambiental, no sentido de proceder o resgate do animal e o encaminhasse à sede do Naturatins em Palmas.

Grasiela Pacheco salientou ainda que não sabe exatamente o que ocorreu, mas que há informações de que a dois quilômetros do local, foi visto um tamanduá-bandeira adulto atropelado, e que possivelmente esse animal poderá ser a mãe do filhote. Ao ser resgatado o animal passou pelos primeiros cuidados, quando foi constatado que não havia nenhum ferimento.

Naturatins-TOJuntamente com este filhote de tamanduá-bandeira, foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Araguaína, outro tamanduá-bandeira, desta vez encontrado na região de Pedro Afonso. Juntamente com estes animais foram direcionados ao Cetas, dois jabutis fêmeas adultos. A entrega foi voluntária e ocorreu recentemente ao Naturatins.

Linha Verde

O Naturatins orienta a população, a não capturar ou socorrer animais silvestres. É importante antes, solicitar a orientação por meio da Linha Verde 0800 63 11 55, a ligação é gratuita. Também se pode solicitar orientação a uma unidade da Guarda Metropolitana, ao BPMA ou as equipes dos Escritórios Regionais do Naturatins.

Fonte: Naturatins-TO

Share With:
Rate This Article
Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário