17951628_802773973223450_1877231276771228252_n

Moradores de Marianópolis-TO protestam e fecham rodovia após cidade ficar 60 dias sem água

Os Moradores da cidade de Marianópolis, na região oeste do Tocantins, interditaram a TO-080, que dá acesso à cidade, na manhã desta segunda-feira (17). Eles organizaram o protesto por causa dos problemas no fornecimento de água. De acordo com os manifestantes, a água está faltando no município há cerca de 60 dias. Os organizadores estimaram que cerca de 400 pessoas participam da manifestação.

Segundo os moradores, o governo do estado prometeu cavar poços artesianos na região, mas o projeto ainda não saiu do papel. Os problemas com o fornecimento de água teriam começado há mais de dois anos, quando a Agência Tocantinense de Saneamento teria estabelecido rodízios, em que o abastecimento só funciona em partes da cidade.

“Tem mais de anos que nós estamos com este problema de falta de água. E eu moro aqui na rua Antônio Neto, próximo também à caixa d’água e a gente não tem água. Quando chega 8h eles desligam a água e eles fazem um tipo de remanejo. Eu acho que a população não tem que sofrer com remanejo. Todos nós pagamos água todos os meses. Então porque alguns têm que ter água e outros não”, reclamou uma das moradoras que participou do protesto.

Serviços básicos estariam comprometidos na cidade. O motorista que trabalha na unidade de saúde de Marianópolis, Gilson Coutinho, disse que problemas de abastecimento são comuns no local. “Lá está um caso muito sério, porque certos pacientes não podem ficar nos quartos e nos leitos porque falta água. Até para você lavar as mãos, não está tendo água na unidade de saúde”, conta ele.

A rodovia foi liberada por volta das 11h, após cerca de duas horas e meia de manifestação.

A ATS disse que o processo de perfuração de poços artesianos na cidade está em andamento. A agência diz que há outros fatores que contribuem para o problema, como as constantes quedas de energia no Vale do Araguaia que tem prejudicado o abastecimento no município. A ATS diz ainda que, nenhuma parte da cidade de Marianópolis fica desabastecida por completo, a parte alta, segundo a agência, recebe água no período da noite.

Fonte: G1 TO  Foto: Portal Benicio

Share With:
Rate This Article
Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário